A Infância Blindada
Recentemente, ouvi a expressão: "Quero blindar a infância do meu filho". Nessa expressão, uma mãe se referia a bloquear algumas situações que estavam fora do que ela conseguia controlar, aceitar ou até mesmo saber lidar.
Para exemplificar, a criança estava na escola se relacionando com amigos e chegou em casa usando termos e palavras que não estavam de acordo com o que os pais consideravam apropriado. A reação imediata da família foi orientar o filho a se afastar das crianças que tinham esse determinado comportamento, dizendo que esses amigos não eram legais. A criança em questão tinha 5 anos. A família pediu uma reunião na escola para relatar a situação e solicitou que a escola não permitisse o contato do filho com as crianças envolvidas.
Nesse exemplo, podemos refletir sobre várias questões que interferem no desenvolvimento da criança. São elas:
Resolução de problemas - A solução encontrada pela família foi afastar a criança da dificuldade apresentada na escola. Essa dificuldade, problema ou "coisa feia" é percebida pelos pais, mas a criança ainda está aprendendo e não tem recursos suficientes para compreender e elaborar a situação sem ajuda. A atitude de afastar a criança não contribui para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.
Diálogo - A conversa dos pais com o filho foi somente no sentido de bloquear a relação com as crianças envolvidas, justificando que não eram amigos legais. No entanto, se o filho voltou para casa usando esses termos, é porque ele já fez uma identificação e, de fato, considera esses amigos muito legais. Essa é uma demanda importante da criança. Por que o filho se identificou com a criança que usa termos inadequados? O que chamou tanto sua atenção? Não houve um diálogo aprofundado, reflexão ou posicionamento dos pais em relação aos valores implícitos na situação.
A escola - A escola é um espaço de socialização, entre outras funções. É difícil para a escola impedir que relações se estabeleçam. Ela deve, sim, observar e orientar as situações conforme sua proposta pedagógica, mas também promover a interação e aprendizado social.
É certo que os pais desejam sempre o melhor para seus filhos. No processo de desenvolvimento infantil e construção dos valores familiares, surgirão situações difíceis de lidar, o que é normal. É importante que os pais reflitam sobre como se sentem em relação aos conteúdos com os quais estão lidando, pois muitas vezes essas dificuldades refletem suas próprias inseguranças ou desconfortos.
Como escreve a psicanalista Melanie Klein “O equilíbrio não significa evitar conflitos. Implica força para tolerar emoções dolorosas e poder lidar com elas”.
Todo processo de desenvolvimento de uma criança tem relação com os pais e/ou com o ambiente em que ela vive. O diálogo é o melhor caminho para o aprendizado de todos. As crianças vão aprender de qualquer forma, e a maneira como lidamos com essas situações influencia diretamente seu desenvolvimento.
Foto tirada do site: https://ivancarlo.blogspot.com/2016/07/as-criancas-criadas-em-bolhas.html
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